18 janeiro, 2013

Pensando em tomar ibogaína? Leia isto primeiro

Postagem do ano passado, mas republicada pois é de grande interesse

Existem muitas pessoas que, por ouvir relatos de conhecidos, por pesquisas na internet e por indicação de profissionais da área, resolvem fazer um tratamento com ibogaína. Mas como saber, nessa situação, que o tratamento que está sendo oferecido é de boa qualidade? Que as pessoas envolvidas são corretas e sabem com o que estão lidando? Isso é um problema sério, pois infelizmente nos ultimos meses tem aparecido uma boa quantidade de pessoas, principalmente na internet, oferecendo ou o tratamento com ibogaína ou a substância em si. Então listei abaixo algumas dicas que podem tornar sua decisão mais confiável, e o mais importante, livre de riscos. Para seu bolso e para sua saúde.

O primeiro ponto é, que tipo de ibogaína tomar? Existem as opções de HCL, TA (total alkaloids) e RB (root bark, que é a raiz "in natura"). Em um contexto médico, para tratamentos, o ideal é a ibogaína HCL GMP, ou seja, ibogaína medicinal, o remédio mesmo, com 98 a 99% de pureza, fabricada segundo as boas práticas de manufatura farmacêutica, o que garante essa pureza e a qualidade da substância.

Existe muita pouca quantidade de ibogaína medicinal disponível e o laboratório fabricante NÃO vende pela internet, então aqui vai o primeiro conselho: não compre ibogaína pela internet, você não saberá o que está comprando, pode ser de péssima qualidade ou nem mesmo ser a substância. Isso se entregarem alguma coisa, porque esse pessoal normalmente pede o dinheiro adiantado e não envia a compra. A principal fonte desses golpes é Camarões, mas infelizmente no Brasil eles existem tambem.

A medicação é mesmo cara, então fique atento, lugares que oferecem tratamentos/medicamentos muito baratos não estão oferecendo medicação de boa qualidade.

Segundo ponto importante : onde tomar?
O tratamento para dependência química com ibogaína é considerado um procedimento médico, e como tal, deve ser realizado em ambiente hospitalar e/ou que tenha recursos de hospital. Isso inclui, principalmente, a presença de um profissional médico com experiência no assunto, visto que o simples fato da pessoa ser formada em medicina não lhe gabarita a fazer essa aplicação. É preciso experiência na área, visto que no curso tradicional de medicina nem se toca nesse assunto. Isso é fundamental para a segurança do paciente. Procure tratamentos que ofereçam acompanhamento médico especializado.

Evite lugares onde o tratamento é feito por não médicos, por curiosos, interessados em ganhar um dinheiro em cima do sofrimento dos pacientes. Evite pessoas não experientes (peça que o profissional comprove a experiência, não basta só falar que é experiente). Muitas vezes o que se alega é que são utilizadas doses baixas, o que dispensaria a necessidade da presença do médico. Isso não é verdade. A presença do médico é fundamental SEMPRE, independente da dose.

Clinicas que fazem propaganda disseminada pela internet (Twitter/Youtube/Sites de comércio eletrônico) tambem não são recomendadas, esse comportamento mostra que o que se visa é o lucro, não exatamente o bem estar do paciente.

Existem anuncios na internet de clínicas que de maneira mentirosa se dizem tradicionais e pioneiras na área, quando na verdade trabalham no ramo há poucos meses e veem no tratamento apenas a chance de lucrar, sem saber realmente exatamente o que estão fazendo.Não fazem exames clínicos nem laboratoriais nos pacientes, não avaliam se eventuais medicamentos que o paciente possa estar tomando interferem na aplicação da ibogaína...Chegam a oferecer que o tratamento seja realizado em casa!!!
Existem infelizmente muitos espertinhos visando apenas lucro nessa área, muito cuidado. Tanto se visa o lucro que estão sendo abertas até franquias dessas clínicas, e as mesmas estão fabricando até shampoo de ibogaína, para se ter uma idéia do nível que chega a coisa.Ou seja, vêm a doença dos outros como fonte de lucro apenas.


Cuidados antes da experiência:
Exatamente por ser uma medicação de efeito forte, com vários efeitos colaterais, é preciso uma avaliação clínica adequada do paciente antes do tratamento, a realização de exames médicos e laboratoriais, orientação quanto a eventuais medicamentos que a pessoa possa estar tomando, avaliação psicológica/psiquiátrica prévia e o compromisso de acompanhamento psicológico pós tratamento. Evite lugarem que oferecem soluções mágicas e rápidas, sem preparação pré-tratamento, e sem orientação para acompanhamento pós.

Concluindo:
Qualquer tratamento médico tem um risco inerente ao procedimento; estas orientações visam eliminar os riscos oriundos de tratamentos feitos por pessoas sem competência, com medicação de má qualidade, em ambientes não adequados.
Boa Sorte!!

55 comentários:

  1. como reconhecer a qualidade, sendo um leigo.
    quais as características físicas
    aparência, cheiro, cor, ..etc
    uma vez que vou fazer e não conheço se me derem qualquer coisa vou acreditar..ajuda ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, tenho várias dicas para você. Primeiro, quem é sério, nesse ramo, não faz propaganda, pois a ANVISA não permite propaganda de procedimentos que ainda são considerados experimentais, então atenção para isso. Outra coisa, a ibogaína verdadeira, farmacêutica, vem em frascos identificados, com rotulo, data de validade, dados da origem, etc... peça para ver o frasco e o rótulo, senão vc pode estar tomando ayahuasca ao invés de ibogaína. Ou mesmo uma ibogaína pirata, sem qualidade. Além disso, a ibogaína verdadeira é em cápsulas, de tamanhos variados, dependendo da dose. Não existe ibogaína em forma líquida, cuidado!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Apenas repetindo o que já foi dito acima: Exatamente por ser uma medicação de efeito forte, com vários efeitos colaterais, é preciso uma avaliação clínica adequada do paciente antes do tratamento, a realização de exames médicos e laboratoriais, orientação quanto a eventuais medicamentos que a pessoa possa estar tomando, avaliação psicológica/psiquiátrica prévia e o compromisso de acompanhamento psicológico pós tratamento. Evite lugarem que oferecem soluções mágicas e rápidas, sem preparação pré-tratamento, e sem orientação para acompanhamento pós.

    ResponderExcluir
  4. A pessoa que tem esquizofrenia pode se tratar com a idogaína?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li em um relatório médico internacional que pessoas com esquizofrenia ou eplépticas não podem tomar ibogaina devido ao risco físico e mental do paciente.

      Excluir
    2. exatamente, esquizofrenia e outras psicoses são contra indicações absolutas para se fazer um tratamento com ibogaína... na verdade, não só para ibogaína, mas qualquer outro psicoativo, incluindo maconha, álcool e vários remédios... Pode ser desencadeado um surto psicótico nessa situação.

      Excluir
  5. Se a recomendação é se tratar em clínicas que anuncia na internet, como fazer para conhecer as clínicas sérias que por não se anunciarem não as conhecemos. Como ter contato com elas, Não poderiam indicar algumas delas ? Ficamos num impasse sem saber a quem procurar que sejam sérios e tenham credibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Deixe seu email, não será publicado mas será respondido.

      Excluir
  6. Li bastante a respeito, mas não consegui localizar alguma clinica séria para o tratamento com Ibogaína. Poderiam informar alguma? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Deixe seu email, não será publicado mas será respondido.

      Excluir
    2. por favor também tenho um familiar dependente de cocaína a 20 anos e gostaria muito de saber como encontrar tratamento sérios com ibogaína medicinal para ajudá-lo

      Excluir
    3. Pessoal, peço sua atenção, por favor deixem seu email aqui nos comentários, não será publicado mas será respondido com as informações que vocês necessitam. Sem o email não tem como respondermos vocês.

      Excluir
  7. Não recomendamos a compra de ibogaína pela internet e nem de outras maneiras... em primeiro lugar, a compra dessa medicação, sem receita médica, não é acieta pelo laboratório que a fabrica... então que está vendendo ou aplicando ibogaína sem receituário médico está na verdade ou vendendo ibogaína de baixa qualidade, fabricada em laboratórios caseiros ( é o que mais tem, principalmente essa que vem da África diretamente) ou nem é ibogaína de verdade... cuidado.
    Outra coisa é que, como já falamos, a aplicação de ibogaína é um procedimento que deve ser realizado em ambiente médico-hospitalar, NUNCA em casa.

    ResponderExcluir
  8. Cuidado com essas clínicas que anunciam no Facebook, só pela quantidade de anúncios publicados a gente vê que o desespero para angariar pacientes é grande.

    ResponderExcluir
  9. meu marido e dependente quimico
    A onde eu posso estar comprando a ibogaina
    Trabalho em casa de recuperação mais ainda não obtive a ibogaina na minha clinica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem, o laboratório que fabrica a ibogaína medicinal, a verdadeira e original, só comercializa a medicação se o paciente estiver sob cuidado de um dos médicos considerados por eles como confiáveis, que realizam o tratamento em ambiente hospitalar. Assim sendo, a ibogaína não está disponível para compra por particulares que não estejam sob cuidados de alguém dessas equipes. Por isso, de um modo geral, os tratamentos que se oferecem por aí são realizados por leigos, por curiosos, e pior, com medicação de 2ª linha, que faz o paciente correr riscos. Caso deseje mais informações, deixe seu email, não será publicado mas será respondido.

      Excluir
  10. Olá boa tarde. Preciso ajudar meu irmão, ele quer fazer o tratamento com ibogaina. Mas não sei onde pode ser feito, já procurei algumas clinicas na internet e desconfiei. Pode me indicar alguma por favor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Por favor, deixe seu e-mail no comentário, não será publicado mas será respondido... obrigado!

      Excluir
    2. preciso de um lugar serio para tratar

      Excluir
    3. pessoal, por favor, deixem seus endereços de e-mails, não serão publicados mas serão respondidos, sem seus e-mails não tem como a gente responder!

      Excluir
  11. Corre o risco de se viciar em ibogaína, já que é um alucinógeno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta! Não, não existe esse perigo, pois a experiência com a ibogaína não é uma coisa agradável... é útil, benéfica, mas não se pode dizer que seja divertida... então não é o tipo da coisa que a pessoa faria simplesmente por recreação. Pelo contrário, se você pergentar para alguém que acabou de tomar ibogaína, se essa pessoa quer tomar de novo, ela vai dizer que de jeito nenhum! Quanto A essa afirmação, que a ibogaína é um alucinógeno, não é exatamente verdadeira, sugiro a leitura do seguinte post :

      http://banzzi.blogspot.com.br/2010/03/onirofrenico-x-alucinogeno.html

      Excluir
  12. Bom dia, a minha pergunta e se as 30 dias de abstinencia aplicao para cualquer sustancia? Estou tomando Hidromorfona a varios anos e tentativas de desentoxicar Sem ayuda nao deirao certo debido a sindrome de abstinencia muito forte. segun meu medico so posso desentoxicar em uma clinica fechada.. quer dizer entao que Antes de poder me tratar com ibogaina sera que debo de ingresar a uma cliniica "tradicional" para desentoxicar. o que vao ser um Inferno . e so 30 dias apos tenho o Chance de me tratar com a ibogaina- esso significa que tenho que passar por o problema do sindrome de abstinencia cuando estou procurando informacao sobre ibogaina para exatamente me livrar desse mesmo problema? moro na alemanha estou seriamente querendo desentoxicar, recebo a hidromorfona do medico e so uma troca de dosagem e da sustancia Tramadol a hidromorfona ya resulto em fotre sinomas de astinencia.obrigando pela acalacaraco se for possivel medinate esse site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A exigência de 30 dias de abstinência é apenas para cocaína e para crack, pois o uso de ibogaína antes desse período pode levar a arritmias. Com o´piáceos (como é o caso da hidromorfona) o protocolo é diferente.

      Excluir
  13. pode me indicar uma clinica em porto alegre que seja de baixo custo que faça tratamento com este remedio , para ajudar a um sobrinho que esta sofrendo muito com a dependência deste mal do século pois estou vendo ele morrer aos poucos e me dói muito como poso falar contigo pois não posso postar minha conta nem meu telefone para contato

    ResponderExcluir
  14. Olá! Infelizmente não conheço nenhuma clínica em Porto Alegre, nem em todo o Rio Grande do Sul... e não existem, infelizmente, clínicas decentes de ibogaína, de baixo custo. Deveriam haver, mas ainda não há a participação governamental que deveria existir. Cuidado com soluções baratinhas, normalmente são golpes. Caso deseje mais informações, deixe seu email, não será publicado mas será respondido.

    ResponderExcluir
  15. OLA, TEM UMA CLÍNICA EM SP? SABE QUANTO CUSTA TRATAMENTO PARA ALCOOLICOS? GRATO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor, deixe seu email nos comentários, não será publicado mas será respondido...

      Excluir
  16. Ola gostaria de saber como faz pra fazer o tratamento com a ibogaina? eu nao aguento mais sofrer cm o vicio do meu namo e principamente ele quero q ele faca esse tratamento oq tenho q fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor, deixe seu email nos comentários, não será publicado mas será respondido...

      Excluir
  17. Ola gostaria de saber como faço pro meu namorado fazer o tratamento com a ibogaina poor favooor nao aguentamos mais qro q ele se liberte desse vicio como faz pra fazer esse tratamento sou de campinas sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor, deixe seu email nos comentários, não será publicado mas será respondido...

      Excluir
  18. Ola. tem clinica em salvador que faz o tratamento com ibogaína para dependente de crack .Em médio quanto custa o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor, deixe seu email nos comentários, não será publicado mas será respondido...

      Excluir
  19. boa noite pode se tomar ibogaina em casa.essa gue vende no mercado livre e eficaz.onde posso comprar ibogaina verdadeira.em salvador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tome ibogaína em casa, podem ocorrer reações muito sérias e perigosas, como arritmias cardíacas por exemplo. Não existe ibogaína verdadeira à venda, é uma medicação de uso apenas em hospitais. Isso que se vende por aí na internet é pirataria, pode nem ser ibogaína. É comum as pessoas comprarem assim pela internet e receberem uma coisa completamente diferente. Ou nem receberem nada.

      Excluir
  20. Olá gostaria que me informasse, em São Paulo, onde posso realizar tratamento com Ibogaína, realmente confiável. Por favor me forneça endereço e telefones. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor, deixe seu email nos comentários, não será publicado mas será respondido.

      Excluir
  21. Alguma clínica por favor preciso urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor deixe seu email nos comentários, não será publicado mas será respondido

      Excluir
  22. Preciso muito saber quais clínicas são sérias e usam realmente a ibogaína nas cápsulas, desde já agradeço e aguardo uma resposta por e-mail. Moro em Brasília-DF será que tem alguma clínica séria aqui perto??
    Aline

    ResponderExcluir
  23. Olá Aline!
    Por favor deixe seu email, não será publicado mas será respondido. Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Boa noite

    Gostaria de recomendações de clínicas em SP para o tratamento com a ibogaína.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor deixe seu email, não será publicado mas será respondido. Obrigado

      Excluir
  25. Por favor deixe seu email, não será publicado mas será respondido. Obrigado

    ResponderExcluir
  26. A Ibogaina TA tem quantos por cento de pureza, e ela tem os mesmos efeitos que da HCL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A ibogaína TA, ou "total alkaloids", é uma ibogaína que tem entre 30 a 50% de pureza. Junto com a ibogaína em si, ela contem outros alcaloides (daí o nome alcaloides totais), como ibogalina, ibogainamida, harmalina, etc. Então faz um efeito mais fraco (pois tem menos concentração da substância ativa) e tem mais chance de desencadear reações colaterais, pois esses outros alcaloides são tóxicos. Não é adequada para o tratamento da dependência química e o uso para fins terapêuticos no Brasil não é autorizado pela ANVISA, assim coo não é autorizada a importação, pois sua fabricação é caseira e não segue as normas de boas práticas nessa fabricação.

      Excluir
  27. A ibogaina ajuda no tratamento do vício da maconha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda sim Mauro. Funciona para dependência de qualquer droga, para algumas funciona melhor, como cocaína e crack e heroína, para outra não tão bem ( nicotina p. ex), funciona apenas em 50% dos casos.
      Funciona também para dependências não químicas, como jogo, sexo, compras.

      Excluir
  28. queria informaçôes para dep quimico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio! Por favor deixe seu email para respondermos. Não será publicado o endereço do email mas será respondido diretamente a você.

      Excluir
  29. Bom dia, gostaria de saber onde encontro uma clínica confiável ou um hospital aqui em São Paulo para o tratamento confiável com Ibogaína? Grata.

    ResponderExcluir